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Isaias Pessotti, Deficiência mental: da superstição a ciência

Rafael Augusto Linhares


A historia da idéia de deficiência mental acompanha de perto a evolução da conquista e formulação dos “direitos humanos” que se insere.por sua vez, na trajetória da filosofia humanística principais idéias e personagens que tem gerado teorias e interpretações sociais da deficiência mental, seja através de escritos, seja em iniciativas didáticas ou assistenciais.
De todo modo, é sabido que em Esparta crianças portadoras de deficiências físicas ou mentais eram consideradas sub-humanas, o que legitimava sua eliminação ou abandono,pratica perfeitamente coerente com os idéias atléticos e clássicos, alem de classistas, que serviam de base a organização sócio-cultural de Esparta e da Magna Grécia.
Mas depois da difusão do cristianismo na Europa os deficientes começaram a escapar do abandono ou da “exposição”, uma vez que, donos de uma alma, tornam-se pessoas e filhos de deus , como os demais seres humanos.
Logo mais tarde os cristãos repensaram  sobre os deficientes, e logo achavam que eles tinham cometido muitos pecados por isso eles eram deficientes,era um castigo de deus a eles.
Porem Paracelso  não podia ignorar que demência e amencia podiam também resultar de traumatismos e de doenças.
Assim com Teofrasto Paracelso e Jerônimo Cardano a insensatez começa a ceder terreno ao bom senso.
Já para John Locke que crio a doutrina da  tabula rasa “Cabe a experiência e portanto ao ensino suprir essas carências, pois a “mente é entendida como uma pagina em branco, sem qualquer letra, sem qualquer idéia”.
Com isso influenciou o pensamento educacional de Rousseau e de Condillac,que geraria o primeiro programa sistemático de educação especial, elaborada por Jean Itard em 1800.
Itard propõe a desmunização e adota a leitura de lábios e da expressão oral como os recursos idéias para a reeducação.
Só de saber que em 1800 já tinha sido inventado um programa de educação especial, e somente agora em  pleno século 21 que começou a implantar esse programa nas escolas,fica complicada as coisas, porque espera tanto pra toma uma atitude.

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